fbpx
Há Música ao Fundo do Túnel
Saúde Mental, Música no tunel
17595
wp-singular,page-template-default,page,page-id-17595,wp-theme-bridge,bridge-core-3.0,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,footer_responsive_adv,qode-theme-ver-28.4,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.7.0,vc_responsive
 

Há Música ao Fundo do Túnel

Saúde Mental toca a todos

Promover a sensibilização para a saúde mental através da linguagem universal da música. Pretendemos quebrar estigmas, criar empatia e incentivar o diálogo aberto com a comunidade.

HMFT 24 gala Barcelos

O Poder da Música


Há Música ao Fundo do Túnel é uma iniciativa que nasce em 2021, fruto do momento que se vivia. O Mundo parou e as notícias sobre Saúde Mental na televisão e até mesmo à nossa volta eram uma constante. Como tantos outros, o setor da música também estava parado. Assim, surge a ideia de criar a oportunidade para os músicos voltarem a tocar ao vivo e com isso chamarem à atenção dos cidadãos para o tema da Saúde Mental. E para chegarmos ao maior e mais heterogéneo número de pessoas não há como os Metros do Porto e Lisboa.

Dada a recetividade e o sucesso que esta iniciativa surtiu nas pessoas, o formato evoluiu de um dia de atuações nas estações de Metro do Porto e de Lisboa, no primeiro ano, para dois dias em cada uma destas cidades a partir do segundo ano. E assim se mantém com várias dezenas de concertos de música ao vivo, interpretados por novos artistas que se candidatam com o propósito de se darem a conhecer ao mesmo tempo que ajudam a alertar a população portuguesa para a importância da Saúde Mental.

Dar voz à saúde mental através da música, promovendo empatia, escuta e bem-estar na comunidade.

HMFT 25

A música expressa o que não pode ser dito em palavras, mas que também não pode permanecer no silêncio

– Victor Hugo

Hoje, a par do eixo Porto/ Lisboa, as nossas atuações musicais também chegam nas estações ferroviárias mais movimentadas do país – Aveiro, Braga e Sintra. E com a cobertura mediática que temos conseguimos chegar a milhões de pessoas.

Esta iniciativa também é composta por duas Galas Solidárias com artistas bem conhecidos. Uma acontece em Barcelos (Capital Mundial da Saúde Mental) e a outra em Lisboa. Nestas, para além da música, incluímos também artistas de Stand Up Comedy. O formato destes espetáculos tornam-os memoráveis porque permitem que todos os que pisam o palco proporcionem atuações intimistas aos espetadores, partilhando histórias e a relação que cada um tem com a Saúde Mental.

No fim, a totalidade das receitas de ambas as galas são utilizadas para a compra de géneros que são posteriormente entregues a uma Instituição escolhida pela Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental.

Não deixe de passar pelos nossos diversos palcos. Aproveite para parar um pouco o ritmo acelerado da vida do dia a dia. Venha desfrutar de bons momentos e leve consigo notas importantes sobre Saúde Mental.